Por que se empoderar vale a pena?

Quando comecei a escrever sobre empoderamento a primeira pergunta que me veio foi, qual a definição de poder no dicionário?

CAPACIDADE DE FAZER OU AGIR, REALIZAR ALGO, FORÇA POTÊNCIA,CAPACIDADE DE COMANDAR.

Claro que não me contentei. Continuei a busca e em um livro sobre a Arte da Guerra encontrei uma definição que ecoou como verdade em meu coração.

“O poder é uma força real que esta dentro de nós e se manifesta através de sentimentos e experiências. O poder começa com uma experiência, ou certeza que sentimos dentro de nós”. 

Ou seja, agir, realizar, arriscar e experimentar são atitudes fundamentais para trabalhar a auto-confiança.

O poder ao contrário do que muitas pensam não vem de fora e não vem do ter. O poder esta em ser. Esta dentro de você e é natural.

Por exemplo, um bebê não pede licença para chorar. Ele põe a boca no mundo para exigir o que precisa.

Esse poder que existe dentro de nós e que é inato também toma forma na natureza:

O vento sopra sem hesitação, por que esta e a sua natureza.

O fogo queima com total liberdade. Ele não pede permissão para queimar.

Como a natureza não podemos pedir licença para tomar decisões, fazer escolhas e tomar atitudes sobre nossas vidas.

O poder não é algo que você fica esperando receber, ou aguardando permissão para exercer. Poder é algo que se toma posse.

Você ja pensou quantos problemas são causados pela falta de poder pessoal? 

Separei aqui alguns exemplos bem corriqueiros para você: 

Se a sua melhor amiga te pede dinheiro emprestado e demora a pagar, o problema não é dela, o problema e da sua falta de poder.

Se você discute com o seu parceiro(a) por que acha que não é respeitada, o problema não esta nele(a), esta em você.

Se, no ambiente profissional você se sente injustiçada e acredita que estão sempre levando vantagem sobre você. Não vá muito longe procurar a causa disso. A causa é você.

AS PESSOAS PERCEBEM INTUITIVAMENTE A SUA FALTA DE RESPEITO próprio, E AGEM DE ACORDO.

Não espere que os outros a incentivem a exercer o seu poder. Assuma o controle sobre a sua vida, suas escolhas, seu corpo. Este poder é seu, mas toda vez que você coloca na mão dos outros você se afasta de si, da sua essência, do seu prazer, dos seus desejos.

Por isso que afirmo: Se empoderar vale a pena! 

No entanto não vou mentir, não é fácil, requer trabalho e comprometimento como tudo que escolhemos fazer.

Por que não existe poder pessoal sem autoconhecimento.

*Assim como não existe poder pessoal sem autoconfiança.

*Autoconfiança é sinônimo de autoestima e de autoaceitação.

Por falta de pratica, as mulheres muita vezes não se sentem a vontade em reclamar o seu poder. Fomos treinadas a buscar nosso poder nos outros, a pedir licença para sermos poderosas. Mas você pode mudar isso.

Como?

Assista ao webinário, ao vivo:

Como manifestar seu poder pessoal em 9 passos.

Para se inscrever clique aqui

 

Curiosidades:

Outras definições de Empoderamento que encontrei enquanto construia este texto e compartilho agora com você:

“Se empoderar é ser autora da própria historia, é ser capaz de fazer escolhas, que possam desagradar os outros e não temer isso”. Juliana Carneiro.

Empoderamento significa conquistar autonomia no que se refere ao controle do seu corpo, sua sexualidade e sua liberdade. (Dicionário)

O empowerment como fenômeno sociológico está muitas vezes relacionado com membros de grupos que são discriminados pela sua raça, religião ou sexo. Ele se refere a um aumento de força política e social desse grupo ou de um único indivíduo discriminado, através do fortalecimento de suas próprias capacidades. O empowerment é muitas vezes usado como uma metodologia pelo movimento feminista. (Dicionário)

10 thoughts on “Por que se empoderar vale a pena?

  • Gratidão. Este texto chegou em um momento que me sinto sem saída. Sabendo que preciso assumir meu poder mas sem saber como. Tudo que diz é verdadeiro. Inclusive como está atitude me coloca em situações difíceis. Onde as pessoas abusam seja no trabalho ou na vida afetiva, justo por não assumir minha força interna.

    • Oi Sirlen,

      eu que agradeço o seu feedback. Cada partilha que recebo alimenta minha alma e me inspira para continuar esse trabalho.

      Voce recebeu o e-mail? no e-mail tem também um exercício de relaxamento para ajudar a manifestar o poder interior. quem sabe não é um começo?

      Alem disso, vou entregar mais 2 exercícios.

      Vamos juntas Sirlen! Vamos trocando por aqui, pois assim aprendemos uma com a outra e nos transformamos. Gratidão por caminhar comigo!

  • Oi Juiana,

    Gostei muito das tuas palavras e nessa nova caminhada vejo que o primeiro passa eh sempre o mais dificil. Ter o conhecimento do significado da palavra poder foi tambem fundamental. Obrigada

    Liria

  • Juliana, sua linda! Estou passando para te deixar um beijo e abraços… continuo acompanhando seu trabalho e minha admiração por você só cresce! Super Mulher Extraordinária……. sinto que seu trabalho é fruto colhido do pé do coração e por isso faz tanto sentido aqui por dentro. Gratidão nessa manhã chuvosa…… beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *